Candidaturas abertas para premiar projeto com melhores práticas de uso, produção e recolha de embalagens

A Sociedade Ponto Verde, no âmbito do projeto OceanWise vai atribuir um prémio ao melhor projeto/ideia, que vise sensibilizar ou desenvolver soluções que permitam as melhores práticas de uso, de produção, recolha e reciclagem de embalagens em EPS/XPS ou embalagens alternativas, com o objetivo de proteger o meio ambiente.

Podem candidatar-se projetos/ideias nacionais ou estrangeiros de promotores individuais ou coletivos, designadamente, empreendedores individuais ou equipas e startups, empresas públicas ou privadas, designers, Universidades, Instituições publicas ou privadas, Associações ou Organizações Não Governamentais, ou outras entidades.

As candidaturas decorrem entre setembro e dezembro através da plataforma www.oceanscalling.pt.

A decisão do vencedor do prémio de 25.000€, compete à Sociedade Ponto Verde, com o parecer dos membros da equipa do projeto OceanWise, e será comunicada através dos sites www.pontoverde.pt, www.oceanscalling.pt e www.oceanwise-project.eu, podendo ser utilizados outros meios de divulgação adicionais.

Os produtos de poliestireno expandido e extrudido (EPS e XPS) são uma fonte preocupante de lixo marinho no Oceano Atlântico, que exige intervenção imediata. O EPS e XPS são materiais expandidos usados ​​globalmente na composição de diversos produtos como: caixas de peixes e mariscos, copos de bebidas quentes, caixas e bandejas de uso único, embalagens de aparelhos eletrónicos e outros produtos frágeis ou sensíveis à temperatura, isolamento para edifícios, estruturas flutuantes no mar, entre outros.

O projeto OceanWise, foi criado para desenvolver medidas de longo prazo, com a finalidade de reduzirem o impacto do EPS no nordeste do Oceano Atlântico. A equipa é composta por 13 parceiros de 5 países do Espaço Atlântico – Portugal, Irlanda, França, Espanha e Reino Unido.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site: www.oceanwise-project.eu.

UA-40534803-1