Cursos Online

O aparecimento dos MOOC (Massive Open Online Courses ou Cursos Abertos Massivos Online) está a revolucionar a forma como aprendemos pois estão disponíveis independentemente da idade ou formação de base, sendo possível aceder a cursos de instituições prestigiadas gratuitamente.

Projetos como a Academic Earth, Coursera, edX, Future Learn, Miríadax e Saylor Academy demostram como é possível disponibilizar cursos online de grande qualidade e ter milhares de pessoas inscritas em todo o mundo. Cada uma destas plataformas é composta por um consórcio de várias universidades. Os cursos estão geralmente  disponíveis em Inglês, embora a Coursera e a Miríadax (que tem uma parceria com a Universidade do Porto) também tenham cursos em Português.

Os MOOC são compostos por vários tipos de conteúdos: vídeos expositivos; entrevistas a especialistas; diversos materiais de leitura; fóruns de discussão; e testes. A inscrição e participação são gratuitas. Ao concluir um curso com classificação positiva, fica-se elegível para solicitar um certificado, que será emitido por um preço acessível, geralmente a partir dos 40 euros aproximadamente, poderão ser mais caros ou mais baratos, de acordo com a duração do curso ou instituição que o promove. Alguns MOOC podem ser feitos em qualquer altura, outros só estão acessíveis em determinados períodos, sendo necessário cumprir a calendarização estipulada.

Outros exemplos de projetos bem sucedidos são a Codeacademy e a Udacity , que são plataformas para quem procura cursos de programação em Inglês e têm a particularidade de ser geridas por empresas privadas que visam a democratização do ensino.

Em Portugal o Instituto Superior Técnico de Lisboa oferece MOOC com conteúdos relevantes e atuais sem comprometer uma formação certificada e de qualidade. Os MOOC do Técnico abordam diversos tópicos de ciências básicas e de engenharia e tecnologia, e estão disponíveis em diferentes níveis de formação, preferencialmente em língua portuguesa.

A Universidade Aberta disponibiliza a Aula Aberta que tem um conjunto de temas e recursos de aprendizagem em diversos formatos, sendo possível a partilha de ideias e interação com outras pessoas. Tal como as outras plataformas de MOOC, a realização dos cursos é gratuita, mas a obtenção de um certificado depende do aproveitamento e é necessário pagar a emissão do certificado.

Outra plataforma portuguesa é a SkillsJovem, gerida pela Associação sem Fins Lucrativos APRICEM-Associação para a Promoção de Inteligência em Competências Emocionais, que promove cursos de competências emocionais para jovens. A formação é gratuita e o certificado custa 20 euros.

Ainda em Portugal a PORDATA – Base de Dados de Portugal Contemporâneo, coloca à disposição um curso online totalmente gratuito que se destina a todos os interessados, especialistas ou não, na utilização de dados estatísticos. O curso ensina a utilizar facilmente os dados estatísticos, através de vídeos tutoriais sobre: as características da Pordata, a navegação no site e a pesquisa de dados estatísticos.

Finalmente, é fundamental mencionar a KhanAcademy, que é uma ONG (Organização sem Fins Lucrativos), cuja missão é proporcionar uma educação gratuita e de alta qualidade a qualquer pessoa, esteja onde estiver. A Khan Academy destina-se a alunos, pais e professores. Tem parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT (Massachusetts Institute of Technology). O site em Português disponibiliza conteúdos de disciplinas na área da Matemática, mas quem não se importar de estudar em Inglês, poderá aceder ainda a conteúdos das áreas das Ciências e Engenharia, Informática, Artes e Humanidades e Economia e Finanças através do site khanacademy.org.

No meio de tanta oferta é fácil ficar perdido, mas felizmente já existe o site MOOC List que permite a pesquisa de MOOC por vários critérios, incluindo área, língua e país.

UA-40534803-1