Voluntariado

Fazer voluntariado é um tipo de formação não formal. A aprendizagem faz-se fora do sistema de ensino, trabalhando em projetos ou tarefas que visem a resolução de problemas sociais, o que permite colocar em prática e adquirir novas competências a nível pessoal, educacional, social e profissional.

O voluntariado adequa-se a quem acredita numa causa e quer contribuir para resolver problemas. Exige uma enorme capacidade de adaptação, criatividade e persistência, dado que geralmente o trabalho necessário é muito e os recursos à disposição são escassos.

A nível nacional, a forma mais fácil ficar a par das instituições que necessitam de voluntários, será através da consulta das seguintes bolsas de voluntariado:

Em alternativa, pode-se contactar diretamente as instituições locais mais perto do local de residência, que tenham projetos com os quais se identifica, pois é muito comum as instituições sem fins lucrativos estarem à procura de voluntários.

O voluntariado internacional tem o desafio extra de proporcionar o contacto com outras culturas em outros países e possibilitar a aprendizagem de outra língua. Para quem gostaria de ter este tipo de experiência, o melhor será candidatar-se a um programa de Serviço Voluntário Europeu (SVE). O SVE é um programa de voluntariado inserido no sub-programa Juventude em Ação do Programa Erasmus + (2014-2020), que permite participar num programa de voluntariado noutro país, com duração máxima de 12 meses e uma duração mínima de duas semanas. Destina-se a jovens entre os 17 e os 30 anos. Mais abaixo, referem-se algumas instituições portuguesas com uma vasta experiência na organização deste tipo de programas:

Através da base de dados da Comissão Europeia, é possível consultar todas as ofertas que existem deste tipo de programas por país:

UA-40534803-1