Avaliação de Empresas

Antes de aceitar uma proposta de estágio ou emprego, o ideal é recolher o máximo de informação sobre a empresa para onde se poderá ir, antes e durante o processo de seleção, de modo a decidir se será um bom investimento, tendo em conta o que se pretende obter para iniciar ou progredir numa carreira. Por conseguinte, é essencial definir claramente quais são os objetivos que se pretendem atingir durante a realização de um estágio, ao procurar um primeiro emprego ou ao mudar de emprego, para fazer as escolhas mais adequadas.

Algumas formas de obter mais informações sobre uma empresa e as suas condições de trabalho são por exemplo: analisar o site institucional e tentar perceber qual é o posicionamento da empresa no setor em que atua e se tem boas práticas laborais; conhecer a opinião de atuais e antigos funcionários; pesquisar notícias sobre a empresa; e recorrer a sites de avaliação de empresas, como por exemplo:

InternsGoPro: a missão do InternsGoPro é combater o círculo vicioso de trabalho precário em que se encontram muitos jovens, procurando reverter essa situação através da criação de transparência e padrões de qualidade para a realização de estágios na Europa. As habilitações dos jovens deixaram de ser suficientes para conseguir um emprego, por isso são obrigados a fazer estágios para se integrarem no mercado de trabalho. Segundo a Comissão Europeia (CE), mais de 4,5 milhões de jovens fazem um estágio anualmente na Europa. Infelizmente, de acordo com dados da CE, a a maioria dos estágios não são remunerados, não têm conteúdos de aprendizagem, nem têm contrato de estágio.

Teamlyzer:  é uma aplicação web para avaliação de empregos e entrevistas de empresas de Tecnologias da Informação (TI) em Portugal. Esta aplicação é independente, colaborativa e tem mecanismo anti-fraude.

Glassdoor: site de recrutamento onde funcionários e ex-funcionários analisam anonimamente as empresas e o seu modelo de gestão. O Glassdoor possui uma base de dados de milhões de avaliações de empresas, classificações de Diretores Executivos, salários, opiniões sobre entrevistas, avaliações de benefícios e fotos de escritórios.

UA-40534803-1