Ministério dos Negócios Estrangeiros tem 85 vagas para estágios remunerados em diversas áreas

Até 15 de junho estão abertas as candidaturas para a 3ª edição do Programa de Estágios nos Serviços Periféricos Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Programa PEPAC-MNE 2018), devendo ser submetidas na plataforma da BEP – Bolsa de Emprego Público.

Este programa tem 85 vagas disponíveis e irá oferecer aos estagiários uma bolsa mensal em função do país onde o estágio decorre, conforme o disposto na Portaria n.º 151/2018, de 25 de maio, e um subsídio de refeição, de montante idêntico ao da generalidade dos trabalhadores que exercem funções públicas. Beneficiarão ainda de um seguro obrigatório de acidentes de trabalho, de uma viagem de ida e de volta entre Portugal e o país onde se realiza o estágio e de uma consulta de viajante e respetiva vacinação.

O estágios de 12 meses, terão início a 15 de outubro de 2018, como previsto na Portaria n.º 150/2018, de 25 de maio.

Os candidatos serão selecionados através de avaliação curricular e entrevista e necessitam de ter os seguintes requisitos:

  • 30 anos de idade, aferidos à data de início de estágio (15 de outubro de 2018).
  • 35 anos até à data de início do estágio, se comprovarem que são portadores de deficiência ou incapacidade igual ou superior a 60%.
  • Jovens licenciados até à data do fim do prazo de candidatura, em áreas de educação e formação
    correspondentes à lista do Classificador Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF) definidas
    na Portaria nº. 151 /2018, de 25 de maio. A oferta de estágios é distribuída por 2 áreas, com base nas funções a desempenhar nos serviços periféricos externos e das áreas de educação e formação exigidas. Cada candidato pode concorrer a uma única área de estágio:
    a) Estágio em Diplomacia Económica:
    Cód. 222 — Línguas e Literaturas Estrangeiras;
    Cód. 313 — Ciência Política e Cidadania;
    Cód. 314 — Economia;
    Cód. 342 — Marketing e Publicidade;
    Cód. 345 — Gestão e Administração;
    Cód. 380 — Direito;
    b) (Revogada.)
    c) Estágio em Diplomacia Política e Apoio Consular:
    Cód. 222 — Línguas e Literaturas Estrangeiras;
    Cód. 225 — História e Arqueologia;
    Cód. 226 — Filosofia e Ética;
    Cód. 311 — Psicologia;
    Cód. 312 — Sociologia e outros estudos;
    Cód. 313 — Ciência Política e Cidadania;
    Cód. 314 — Economia;
    Cód. 321 — Jornalismo e Reportagem;
    Cód. 345 — Gestão e Administração;
    Cód. 346 — Secretariado e Trabalho Administrativo;
    Cód. 380 — Direito.
  • Não ter frequentado ou estar a frequentar um estágio profissional financiado, total ou parcialmente, pelo Estado, nomeadamente estágios PEPAC, PEPAL, INOV e promovidos pelo IEFP.
  • Ter disponibilidade para realizar estágio em qualquer dos serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
  • À data do fim do prazo de candidaturas (15 de junho de 2018), estar numa das seguintes situações: procura de primeiro emprego; nunca ter tido remunerações em regime de proteção social de inscrição obrigatória; não ter exercido uma ou mais atividades profissionais por um período seguido ou interpolado, superior a 12 meses; estar desempregado; procurar um emprego correspondente à área de formação e nível de qualificação; ou não ter exercido atividade profissional na área de formação e nível de qualificação, por um período de 36 meses, seguido ou interpolado.

Consultar todas as informações em: portaldiplomatico.mne.gov.pt

UA-40534803-1