O Praxis é uma plataforma de acesso livre para procurar estágios na Europa

O Praxis é uma plataforma web totalmente gratuita e de acesso livre que proporciona o encontro de candidatos a estágios e empresas ou outras instituições, que queiram acolher estagiários, na Europa.

O projeto Praxis foi criado ao abrigo do programa Erasmus da União Europeia, sendo promovido pelo Instituto Politécnico do Porto e oferece um serviço único de  promoção da: empregabilidade; igualdade de oportunidades; e cooperação entre os mundos do ensino e do trabalho.

De acordo com Nuno Escudeiro, coordenador do projeto “A plataforma disponibiliza estágios para todos os níveis de ensino, bacharelato/licenciatura, mestrado e doutoramento e também formação profissional. Tanto quanto sabemos é a única plataforma na Europa que cobre todos os níveis de ensino.”

O Praxis surgiu para dar resposta aos alunos que pretendem fazer um estágio e sentem sérias dificuldades no acesso às ofertas disponíveis a nível Europeu que, normalmente, são do conhecimento poucas instituições, o que faz com que os alunos não tenham conhecimento das ofertas existentes e percam oportunidades. Consequentemente, as instituições que oferecem as oportunidades de estágio, acabam por receber menos candidaturas, ficando muito limitadas em relação aos candidatos que podem selecionar.

Com o Praxis passou a ser possível pesquisar e selecionar um estágio em qualquer ponto da Europa, de acordo com os interesses e competências, tendo em vista os objetivos futuros. Por outro lado, as empresas, laboratórios de investigação e outras instituições beneficiam de uma base de recrutamento alargada, tanto em quantidade (número de alunos) como em qualidade (áreas de estudo e graus de ensino).

A utilização da plataforma não tem custos e está disponível para o público em geral. A submissão de ofertas de estágio requer um registo prévio, que é simples e imediato. Após o registo, é possível fazer login, submeter ofertas e gerir as ofertas da instituição. Os candidatos a estágio também têm de se registar, podendo posteriormente aceder à sua área privada, gerir o seu perfil e as ofertas a que se candidataram.

Atualmente está online a versão 2 do Praxis, que disponibiliza novas funcionalidades para as instituições de ensino superior e permite às empresas a pesquisa de jovens talentos. Já está em preparação uma versão 3 do Praxis, cujo lançamento está previsto para junho/julho de 2019.

UA-40534803-1