Programa Estagiar L/T tem inscrições abertas até 31 de agosto

O Governo dos Açores tem desenvolvido um alargado leque de programas de transição para a vida ativa de jovens recém formados.

O programa Estagiar tem sido um contributo para promover o conhecimento entre empresas/organizações e jovens, facilitando a inserção profissional dos jovens e proporcionando o rejuvenescimento e competitividade das empresas. Este programa desenvolve-se em duas modalidades (L/T) e tem inscrições abertas abertas até 31 de agosto.

O programa ESTAGIAR L tem os seguintes objetivos:

  • possibilitar aos jovens com qualificação de nível superior um estágio profissional no contexto real de trabalho, que promova a sua inserção na vida ativa.
  • complementar e aperfeiçoar as competências sócio-profissionais dos jovens, através da frequência de um estágio em situação real do trabalho;
  • facilitar o recrutamento e a integração de quadros nas empresas através da realização de estágios profissionais;
  • promover a transição do percurso escolar dos jovens universitários para a vida ativa;
    apoiar a fixação de jovens nas ilhas de menor dimensão demográfica.

Duração: têm a duração inicial de 9 meses nas ilhas de São Miguel, passíveis de prorrogação por mais 9 meses, incluindo um mês de descanso, a gozar entre o 12º e o 15º mês.

Local: nas ilhas da Terceira, Santa Maria, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo têm a duração inicial de onze meses, passíveis de prorrogação por mais doze meses, incluindo um mês de descanso, a gozar entre o 12º e o 15º mês.

Destinatários: jovens recém-diplomados no ensino superior ou em pós-graduação que após a conclusão da respetiva formação, nunca tenham exercido funções na respetiva área de formação ao abrigo de contrato de trabalho, com idade não superior a 30 anos à data da apresentação da candidatura;

O programa ESTAGIAR T tem os seguintes objetivos:

  • possibilitar aos jovens com qualificação de nível intermédio um estágio profissional no contexto real de trabalho, que promova a sua inserção na vida ativa.
  • complementar e aperfeiçoar as competências sócio-profissionais dos jovens, através da frequência de um estágio em situação real do trabalho;
  • facilitar o recrutamento e a integração de quadros nas empresas através da realização de estágios profissionais;
  • promover a transição do percurso escolar dos jovens para a vida ativa;

Duração: os estágios do programa Estagiar T têm a duração inicial de 9 meses, passíveis de prorrogação por mais 9 meses, incluindo um mês de descanso, a gozar entre o 12º e o 15º mês.

Destinatários: jovens com cursos tecnológicos ou profissionais, ou com cursos que confiram certificado de qualificação profissional de nível IV e equivalência escolar ao 12.º ano, que após a conclusão da respetiva formação nunca tenham exercido funções na respetiva área de formação ao abrigo de contrato de trabalho, com idade não superior a 30 anos à data da apresentação da candidatura.

Consultar todas as informações em estagiar.azores.gov.pt

UA-40534803-1