Programa Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL)

A Portaria n.º 142/2019, de 14 de maio definiu que serão 2100, o número máximo de estágios no âmbito da segunda fase da 6.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL).

A fase de pré-candidaturas para as entidades da administração local interessadas na promoção de estágios, decorrerá até 19 de junho de 2019. Este procedimento de pré-candidatura destina-se às autarquias locais, entidades intermunicipais, e demais associações de municípios e de freguesias de direito público, e empresas locais, das regiões do continente, interessadas na promoção de estágios profissionais. As pré-candidaturas são apresentadas exclusivamente através do preenchimento do inquérito on-line constante na aplicação informática “PEPAL – 5.ª Edição e seguintes”, disponível no “Acesso Reservado” do Portal Autárquico.

A 6.ª edição do PEPAL – segunda fase será aberta para jovens com as seguintes qualificações:

  • nível 6 (licenciatura);
  • nível 5 (qualificação de nível pós-secundário não superior com créditos para o prosseguimento de estudos a nível superior);
  • e nível 4 (ensino secundário por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional – mínimo de seis meses – cursos tecnológicos).

A abertura do procedimento de recrutamento e selecção dos estagiários compete às entidades onde decorrem os estágios, devendo ser publicitado por meios adequados, nomeadamente a bolsa de emprego público, incluindo obrigatoriamente informação sobre a entidade a que se destinam, local onde decorrem, prazo de entrega das candidaturas, atividades para as quais os candidatos são recrutados, requisitos exigidos, métodos de selecção aplicáveis, assim como outros elementos relevantes.

Mais informações: portalautarquico.dgal.gov.pt

UA-40534803-1