Programas de estágios e oportunidades de emprego da Uniplaces

A Uniplaces plataforma online para alojamento de estudantes universitários, tem atualmente 13 oportunidades de emprego em Lisboa. Há ainda 10 vagas para estágios em Lisboa e 15 no Porto, mais 4 vagas em Itália (Milão e Roma) e Espanha, para o seu Programa de Embaixadores.

O programa de Embaixadores engloba uma comunidade de estudantes universitários, em várias cidades da Europa, que representam a Uniplaces e ajudam estudantes internacionais a melhorar a sua experiência de mobilidade. “Através deste programa, além de estarem a ajudar outros alunos em mobilidade, os estudantes podem melhorar as suas soft skills e ganhar experiência profissional que pode ser conciliada com os estudos. O contacto com a realidade profissional é fundamental durante o percurso universitário e contamos com membros do programa que acabam por se juntar diretamente à equipa da Uniplaces”, explica Inês Amaral, Marketing Manager da Uniplaces em Portugal.

Este programa engloba a participação em três áreas distintas da marca: Operations, onde o foco está na procura e oferta de alojamento universitário; Creative & Content, área responsável pela criação de brand awareness e desenvolvimento de conteúdos; Community Development, que inclui a realização de atividades offline para a criação de comunidades locais de estudantes e embaixadores da Uniplaces.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Uniplaces em 2017 junto dos membros do Programa de Embaixadores, as principais motivações para adesão ao programa prendem-se com o desenvolvimento de carreira (37,7%), aprendizagem (30,2%) e o ambiente de trabalho experienciado na comunidade (13,2%).

Os embaixadores devem reunir, entre outras, características de liderança, proatividade e networking, fundamentais para o estabelecimento de comunidades fortes nas universidades.

As candidaturas ao Programa de Embaixadores da Uniplaces podem ser feitas através do site uniplaces.com, com a submissão do CV e realização de um desafio.

O programa de estágios extracurriculares Uniplaces Summer Experience, teve duas edições em 2016-17 e está prevista uma nova edição para o verão de 2018. As candidaturas irão provavelmente começar em maio e os estágios irão iniciar no início de julho, agosto até meio de setembro, consoante as disponibilidades dos estagiários. Este programa ganhou em 2016 um prémio de Best Internships, pela European label of Champion for Quality Internships. Os estagiários que tiveram um bom desempenho e motivação, tiveram a oportunidade de ficar a trabalhar na Uniplaces.

A Uniplaces tem tido também alguns estágios curriculares, organizados mediante os pedidos efetuados pelas universidades, ou por estudantes que contactaram diretamente a empresa através de candidatura espontânea.

Marisa Esteves, Senior TA Specialist and People Business Partner da Uniplaces, revelou que a experiencia global em relação aos estágios tem sido muito positiva, daí continuarem a apostar fortemente neste tipo de programas.

Quanto às condições, qualquer estágio tem sempre subsídio de almoço e uma remuneração base, definida de acordo com o tipo de estágio. Além disso, todos os estagiários beneficiam do acompanhamento de um Mentor/Buddy.

E em relação aos estágios extracurriculares e curriculares, qual é o perfil procurado? Os estágios estão sobretudo indexados à equipa de Customer Experience, Não está definida uma licenciatura ou formação específica, pois os requisitos principais são:

  • Espírito aberto, tolerância (essencial a todas as funções!);
  • Empatia, ser capaz de compreender as necessidades de quem procura alojamento noutro país;
  • Competências de comunicação excelentes;
  • Capacidade para trabalhar num ambiente em que tudo muda rapidamente e é necessário lidar frequentemente com imprevistos, por isso é preciso ser energético, ter capacidade de adaptação e saber lidar com o stress;
  • Domínio de Línguas (Português e Inglês essencial), preferência por mais uma língua, sobretudo Espanhol, Italiano e Alemão (que são os mercados principais) e Francês.

O processo de seleção dos estagiários é feito essencialmente através de triagem curricular numa primeira fase. Segue-se uma conversa (geralmente por skype) com um colaborador da equipa People and Culture. A última etapa será uma entrevista com o responsável da área onde se vai estagiar e eventualmente outra entrevista de Team Assessment, para conhecer a equipa da área.

Quanto ao recrutamento de profissionais, além do processo anteriormente mencionado, estes têm ainda de elaborar um estudo/caso prático, para o departamento onde vão trabalhar.

Consultar todas as oportunidades de estágios e de emprego em: uniplaces.com

UA-40534803-1