Quais são os cursos de ensino secundário que existem (para além dos cursos científico-humanísticos)

Após concluírem o 9º ano, os jovens portugueses dispõem de várias opções para continuar os seus estudos no ensino secundário, não tendo obrigatoriamente que ingressar nos cursos científico-humanísticos (também conhecidos por ensino secundário regular).

Informação sobre os cursos científico-humanísticos

Os cursos científico-humanísticos são sobretudo indicados para os jovens que pretendem seguir os estudos após conclusão do 12º ano, ou seja, aqueles que pretendem entrar no Ensino Superior.

Se é este o teu caso, então fica a saber que dentro dos cursos científico-humanísticos existem 4 áreas de opção:

  • Ciências e Tecnologias
  • Ciências Socioeconómicas
  • Línguas e Humanidades
  • Artes Visuais

Qual a área que deves escolher?

Isso depende do curso em que queres entrar na Universidade. Portanto, antes de fazeres a tua matrícula deves pensar bem sobre o que queres fazer no futuro, qual a carreira que pretendes seguir, e qual curso pretendes frequentar no Ensino Superior.

Assim que decidires tens que ver quais as provas de acesso exigidas para o curso superior (ou cursos) em questão e matricular-te na área correspondente.

Por último, é de referir que os cursos científico-humanísticos conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário, bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Passemos agora ao assunto principal deste artigo…

Que outros cursos de ensino secundário existem (para além dos cursos científico-humanísticos)?

Se não estás com ideias de seguir para a Universidade, então podes optar por uma modalidade de formação mais voltada para o ingresso no mercado de trabalho, e nesse caso tens várias opções:

  • Cursos profissionais
  • Cursos tecnológicos
  • Cursos artísticos
  • Cursos vocacionais
  • Cursos de educação e formação
  • Cursos de aprendizagem

 

cursos de ensino secundário

Em Portugal, mais de metade dos jovens (57,7%) optam pelo ensino secundário regular.

31,3% seguem para o ensino profissional, e os restantes dividem-se pelas outras opções.

No entanto, sabe-se que o Ministério da Educação (ME) quer que até 2020 metade dos alunos do ensino secundário estejam nos cursos profissionais, o que representa uma subida de quase 20%.

Onde encontrar ofertas deste tipo de cursos?

Para estares informado sobre cursos profissionais, tecnológicos, cursos de aprendizagem e cursos de educação e formação, entre outros – podes visitar o portal www.formacaofinanciada.com.pt – no qual irás encontrar essas ofertas divididas por distrito e modalidade.

UA-40534803-1