Tendências no setor de Marketing e Vendas para 2019

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2019 da Hays, Grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados, 2018 foi um ano de crescimento e investimento para o setor de Marketing e Vendas.

O crescimento do canal Out-of-Home (OOH), dos novos hábitos de consumo, das marcas de distribuidor e das vendas online tiveram impacto real no incremento das estruturas especializadas, no aumento significativo de contratações, bem como no investimento da experiência de compra e desenvolvimento de funções como o e-business.

Dados recolhidos junto dos profissionais qualificados deste setor, referentes ao ano de 2018, permitem concluir que 61% não negociaram o pacote salarial atual, 33% foram aumentados, 8% promovidos e 52% recusaram ofertas de emprego.

Perspetivas para 2019

A entrada de novos players no mercado nacional e a tendência de crescimento da área Digital são os fatores que irão influenciar o recrutamento em 2019. No que diz respeito à componente salarial, a enorme necessidade de reter e atrair talento deverá potenciar um aumento significativo nos salários e benefícios associados.

Tal como referido anteriormente, a evolução digital continuará a crescer este ano e por isso será necessário procurar perfis será como o de E-Business, Trade Marketing e Sales Analyst. Perfis como Gestor de Categoria e Product Managers estarão igualmente em grande destaque este ano.

“Estas posições serão as mais recrutadas em 2019, fruto de uma maior preocupação relacionada com o ponto de venda, seja relativo a visibilidade, planos promocionais ou experiência de compra. Funções de suporte e de E-Business serão cruciais para as empresas que pretendem alavancar o seu volume de vendas no digital.” acrescenta Solange Soares, Team Leader da Hays Portugal.

Perfis mais solicitados e os mais difíceis de identificar

Este ano, o setor beneficiou bastante do aumento do poder de compra dos consumidores, do crescimento do setor do turismo e com os novos hábitos de consumo houve uma necessidade de investimento e retenção no recrutamento para o setor de Marketing e Vendas para perfis de Diretor de Marketing, Key Account Manager, Export Manager, Gestor de Categoria e Trade Marketing Manger.

No entanto, existe alguma dificuldade em identificar o perfil de OOH Sales Manager, Export Managers fluentes em Francês, Comercial HoReCa Licenciados e Merchandiser.

Mais-valias e benefícios valorizados pelos profissionais

Após uma análise aos inquiridos, sendo que 55% eram do sexo masculino e os restantes 45% do sexo feminino, estes apontam como as principais mais-valias a oferta salarial (87%), o bom ambiente de trabalho (78%), o plano de carreira (66%), a cultura empresarial (59%) e a qualidade de projetos (48%). Quanto aos benefícios mais desejados para aceitarem uma oferta de trabalho, os inquiridos apontam como os cinco principais fatores: o seguro de saúde (79%), formação/certificações (67%), automóvel para uso pessoal (61%), a flexibilidade de horários (60%) e a possibilidade de trabalhar a partir de casa (42%).

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