Tendências nos setores da Indústria e Logística para 2019

A Hays, Grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados, revela no Guia do Mercado Laboral 2019 que os setores da Indústria e Logística serão impulsionadores do mercado de trabalho nacional.

A crescente preocupação com a eficiência, redução de custos e aumento de margens continua a marcar o setor da Indústria, o que faz com que exista uma crescente valorização de Metodologias Lean e de Melhoria Contínua e de profissionais com este tipo de competências e conhecimentos.
De forma global, a pressão salarial para atrair profissionais com as competências e conhecimentos certos acentuou-se especialmente na indústria alimentar, de packaging e similares.

Perspetivas para 2019

Os setores da Indústria e Logística manterão o dinamismo atual em 2019, pois serão apoiados pelos investimentos em torno da indústria 4.0 e ao apostar no crescimento das equipas profissionais de Engenharia. Matilde Moreira, Manager da Hays Portugal refere que “A atual realidade industrial portuguesa está cada vez mais inovadora e o investimento das empresas levará certamente a um reforço da economia. Assim, irá contribuir por uma procura constante de perfis qualificados e um continuo dinamismo de mercado.”

Assim a crescente escassez de profissionais altamente qualificados para o setor Industrial e de Logística colocará uma enorme pressão salarial no mercado, o que se traduzirá numa pressão salarial num mercado já bastante concorrencial. A competição pelos melhores potenciará num reforço de benefícios e um maior esforço na apresentação de projetos atrativos e inovadores aos profissionais do setor.

Perfis mais solicitados e os mais difíceis de identificar

A otimização da estrutura da cadeia de abastecimentos e os fluxos logísticos, em cliente final, levará, a uma forte procura das funções de Responsável de Logística e Supply Chain e de Técnico de Planeamento. Existe também uma elevada procura por Técnicos de Aprovisionamento com especial foco analítico. Por outro lado, com a abertura de novos polos industriais as funções de Diretor de Operações e de Diretor Industrial são bastante procuradas. A função de Buyer tem sido bastante solicitada devido à constante procura de melhores fornecedores e à redução de custos, garantindo a qualidade de produto. Destaca-se ainda a procura por Responsáveis de Segurança e Saúde no Trabalho, dada a necessidade das empresas respeitarem as normas seguindo as alterações da legislação.

Mantém-se uma enorme dificuldade em identificar os seguintes perfis por serem pouco disponíveis no mercado: Técnicos de Automação e Robótica, Engenheiros Comerciais de Automação Industrial, Responsáveis de Manutenção, Técnicos de Planeamento Logístico e Engenheiros de Qualidade.

Mais valias e benefícios mais desejados

Após uma análise aos inquiridos, sendo que 81% eram do sexo masculino e os restantes 19% do sexo feminino, estes apontam como as principais mais-valias a oferta salarial (80%), o bom ambiente de trabalho (73%), o plano de carreira (63%), a cultura empresarial (62%) e a qualidade de projetos (51%). Quanto os benefícios mais desejados para aceitarem uma oferta de trabalho apontam como as cinco principais o seguro de saúde (81%), formação/certificações (67%), automóvel para uso pessoal (57%), a flexibilidade de horários (54%) e a possibilidade de trabalhar a partir de casa (30%).

UA-40534803-1