O objetivo deste artigo é dar a conhecer os tipos de cursos gratuitos que existem em Portugal para adultos. Iremos falar das principais modalidades de formação: Cursos EFA, Formações Modulares e Cursos Vida Ativa.
Cursos EFA
Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) são uma modalidade de dupla certificação dirigida a indivíduos que pretendam melhorar as suas qualificações e elevar os seus níveis de habilitação escolar (ou seja, completar o 1º, 2º, 3º ciclo do ensino básico ou o ensino secundário), de forma a melhorar as suas condições de acesso ao mercado de trabalho.
Requisitos de entrada:
- idade igual ou superior a 18 anos (a título excecional, poderão ser permitidos formandos/as com idade inferior a 18 anos, desde que estejam inseridos no mercado de trabalho);
- habilitação escolar: inferior ao 4º ano de escolaridade até 12º incompleto.
Poderá consultar as matrizes dos cursos efa no site da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP AQUI.
Formação Modular Certificada
A Formação Modular Certificada (FMC) ou Percurso Modular é dirigida a empregados e desempregados (com idade igual ou superior a 18 anos) que pretendam atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos numa determinada área profissional bem como elevar os seus níveis de habilitação escolar.
As formações modulares estão organizadas em Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) de 25 ou 50 horas, tendo por base os referenciais de formação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
Requisitos de acesso:
- Para frequentar UFCD´s de nível 2 terá quer ter habilitações inferiores ao 9º ano;
- Para frequentar UFCD´s de nível 4 terá quer ter habilitações iguais ou superiores ao 9º ano.
Cursos VIDA ATIVA
O principal objetivo da medida Vida Ativa – Emprego Qualificado – é elevar as qualificações da população desempregada através de ações de formação de curta duração de modo a permitir a sua reintegração no mercado de trabalho.
Público-alvo da medida Vida Ativa:
- adultos desempregados (que tenham no mínimo 18 anos), com habilitações escolares iguais ou superiores ao 4.º ano e inferiores ao 9.º ano, e inscritos nos centros de emprego do IEFP, IP, e, cumulativamente, inscritos num Centro Qualifica.
Certificação
As UFCD, concluídas com sucesso, são objeto de certificação no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, através do SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) podendo dar lugar:
- à emissão de um certificado de qualificações, no caso de percursos de formação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ);
- à emissão de um certificado de formação profissional, no caso de percursos de formação extra CNQ;
- à emissão de um diploma, com a conclusão de uma qualificação;
- ao registo das competências no Passaporte Qualifica;
- à atribuição dos créditos respetivos à formação frequentada com aproveitamento, nos termos a definir em documento normativo próprio.
Consultar mais informações em cursosformacaogratis.com e https://www.facebook.com/cursosgratisportugal/