A Organização Europeia de Pesquisa Astronómica no Hemisfério Sul (ESO) está à procura de estudantes que queiram participar nos projetos de I&D (Investigação e Desenvolvimento), com espírito de equipa, curiosidade, vontade de aprender e iniciativa.
Os estágios poderão ter a duração de 5 a 6 meses, no âmbito do último ano da pós-graduação (nível de mestrado 2) no ESO Garching (Alemanha) na área de engenharia.
O que é proporcionado:
- A ESO irá proporcionar um ambiente internacional multidisciplinar, ao nível das melhores universidades alemãs e centros de pesquisa de renome mundial.
- Será ainda possível trabalhar em colaboração com os institutos parceiros do ESO e indústrias de alta tecnologia nos estados membros do ESO.
- Três observatórios na vanguarda da astronomia terrestre e da tecnologia: La Silla, Paranal e ALMA. E um dos telescópios mais desafiadores em construção: o Extremely Large Telescope.
- Compensação pelo custo de vida em Munique e alojamento em apartamento partilhado do ESO.
Projetos de I&D do ESO:
- Detectores visíveis e infravermelhos avançados para instrumentação astronómica (modelagem, teste, desenvolvimento de detectores rápidos CMOS, detectores curvos …);
- Receptores Gigahertz, amplificadores criogénicos de primeiro estágio para ALMA (desenvolvimento e teste);
- Ótica adaptável e componentes relacionados, incluindo estrelas guia de laser, espelhos deformáveis, detecção de frente de onda, técnicas tomográficas, interações com espelhos segmentados …;
- Simulação e modelagem de sistema, incluindo espelhos deformáveis, efeitos de visão telescópica, calculadoras de tempo de exposição, instrumentos, engenharia de sistema baseada em modelo;
- Metrologia óptica e fotónica para caracterização de grandes estruturas (sub) micrométricas, interferometria;
- Mecânica e criogenia;
- Computação em tempo real.
A Organização Europeia de Pesquisa Astronómica no Hemisfério Sul (ESO) tem como missão principal construir e operar instalações de última geração para o avanço da pesquisa astronómica.
Data limite para envio de candidaturas 31 de dezembro de 2020.
Consultar todas as informações em https://recruitment.eso.org/jobs/2020_0050