Agenda de Oportunidades Julho

Youth Cluster
Agenda de Oportunidades de Julho 2020

Julho acabou de chegar, assim como várias deadlines para concursos de design, jornalismo, estágios em instituições da União Europeia e programas de apoio ao empreendedorismo. A Youth Cluster reúne mensalmente uma agenda de oportunidades para o mês corrente, mas também outras oportunidades desde voluntariado a formações internacionais.

Estágios na União Europeia

Este mês encerram as candidaturas para vários estágios remunerados em diferentes instituições da União Europeia, entre os quais o Banco de Investimento Europeu (European Investment Bank) que oferece 40 estágios no Luxemburgo, desde as áreas de finanças a tecnologias da informação. O período de candidaturas no site do EIB encerra dia 8 de Julho e os estágios começam dia 1 de Setembro com uma duração de 5 meses.

O Conselho Europeu Para os Refugiados e Exilados (European Council for Refugees and Exiles), localizado esta a recrutar para um estágio na área de comunicação a começar dia 24 de Agosto, com uma duração de 6 meses, renovável por igual período. Candidaturas em ECRE até dia 10 de Julho.

A Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency) está também há procura de candidatos para participarem em estágios com uma duração de 10 meses em Amesterdão. O período de candidaturas encerra dia 15 de Julho e o estágio inicia-se a 1 de Outubro.

O Tribunal de Justiça Europeu (Court of Justice of the European Union) e a Comissão Europeia (European Comission) abrem o período de candidaturas dia 1 de Julho e 16 de Julho, respectivamente, para estágios com uma duração de 5 meses, a iniciar a 1 de Março. Candidatura em CURIA e Bluebook Traineeships respetivamente.

Empreendedorismo

Na esfera do empreendedorismo o IAPMEI vai encerrar a terceira cut-off de candidaturas para projetos empresariais em fase de ideia no dia 26 de Julho às 18h de Portugal Continental. O programa é destinado a jovens entre os 18 e 35 anos e os projetos empresariais devem responder a desafios societais e ter impacto numa região das NUTS II – Norte, Centro e Alentejo ou NUT II – Lisboa. O StartUP Voucher prevê vários apoios desde mentoria e financiamento. Existem outros programas de apoio ao empreendedorismo e concuros, de que é exemplo o Erasmus Para Jovens Empreendedores. Mais informação em Empreendedorismo.

Concursos

Este mês terminam as candidaturas para diversos concursos. Um deles é o concurso da Gap Year Portugal, destinado a jovens entre os 18 e 27 que tenham terminado um ciclo de estudos. As candidaturas devem ser apresentadas até dia 7 de Julho e o prémio consiste numa bolsa de viagem individual ou dupla com uma duração entre 6 a 9 meses.

O Concurso Youth4Regions é para todos aqueles que têm entre 18 e 30 anos e que aspiram ou já são jornalistas com uma experiência até 2 anos. Para participar é necessário escrever um artigo ou fazer um vídeo relativo a um projeto que tenha recorrido a financiamento europeu através do European Regional Development Fund or the Cohesion Fund. Candidaturas até 13 de Julho e o prémio inclui uma viagem a Bruxelas entre 11 e 16 de Outubro para participar na EU Regions Week.

O Concurso Quality Label Design é destinado a jovens entre os 18 e 30 anos que queiram criar o próximo icon ou logo a ser utilizado pelas diferentes instituições europeias que oferecem conteúdos ou serviços de informação a jovem. Todos os interessados devem apresentar a sua candidatura até ao dia 15 de Julho e os prémios consistem numa câmera GoPro para a melhor proposta e um smartwatch para a segunda melhor proposta.

O Prémio #CidadaniaJovem é destinado a todos os jovens entre os 13 e 25 anos que tenham posto em prática um projeto individual ou em grupo. As candidaturas devem ser apresentadas até dia 19 de Julho e o prémio consiste num fim-de-semana numa pousada da juventude.

UA-40534803-1