Acompanhamento

O sucesso ou insucesso de um estágio depende essencialmente da forma como é feito o seu acompanhamento.

5 boas práticas para fazer o acompanhamento de um estágio com qualidade

1. Reuniões de acompanhamento

Devem ser programadas em função das várias etapas de trabalho, mas também de acordo com as necessidades de cada estagiário. No mínimo, o Tutor deverá organizar uma reunião semanal, para rever as tarefas programadas, objetivos alcançados, dificuldades, definição de estratégias para resolução de problemas e revisão de objetivos e tarefas para a semana seguinte.

2. Feedback

Na reunião semanal é absolutamente essencial destacar e rever os aspetos que não correram bem, mas isto deve ser sempre feito de um modo construtivo, ou seja, após definir os problemas é preciso delinear estratégias para a sua correção e resolução. Isso permitirá ao estagiário ultrapassar dificuldades e obstáculos e consequentemente melhorar o seu desempenho.

3. Reforço positivo

Na reunião semanal, é também absolutamente essencial rever o que correu bem, reconhecendo e valorizando o estagiário pelo seu trabalho e incentivá-lo a continuar o bom desempenho.

4. Papel do Tutor

Todo o acompanhamento efetuado durante o estágio é essencialmente da responsabilidade do Tutor, por isso o sucesso do estágio também depende do seu empenho. O Tutor tem de estar disponível para orientar, explicar, ouvir, esclarecer, exemplificar, demonstrar, monitorizar, avaliar e motivar. O bom acompanhamento feito por parte do tutor irá contribuir para a otimização do desempenho do estagiário, que beneficiará o seu departamento e a organização.

5. Papel da equipa

Uma equipa disponível para partilhar os seus conhecimentos, apoiar o estagiário e envolvê-lo num bom ambiente de trabalho irá certamente contribuir para um estágio bem sucedido, o que será benéfico para o trabalho do seu departamento e de toda a organização.

UA-40534803-1