Organizações

5 Aspetos que as Organizações Devem Considerar Antes de Recrutarem Estagiários

O processo de seleção de um estagiário(a) implica alocar recursos humanos internos ou contratar um serviço de outsorcing para essa tarefa. Por isso, antes de iniciar um processo de recrutamento, há vários aspetos que se devem analisar e ponderar, para ter a certeza de que esse recrutamento faz sentido para a orgnização e será uma experiência produtiva e positiva para ambas as partes.

1. O que Justifica o Recrutamento Estagiários?

Primeiro é preciso refletir se as tarefas necessárias podem ser distribuídas pelos colaboradores já existentes, pois pode não valer a pena investir tempo num processo de recrutamento. Caso, todos os colaboradores da organização já tenham tarefas suficientes ou em excesso, então faz sentido recrutar alguém. Outra questão pertinente é se a empresa tem capital humano capaz de responder aos desafios emergentes, ou precisa de recrutar profissionais com outros perfis? Quando os recursos humanos existentes não têm as competências necessárias, então pode fazer sentido recrutar estagiários. É por esse motivo que muitas empresas organizam programas de estágios para a captação de talentos.

2. A Função e as Tarefas Podem ser Desempenhadas por um Estagiário?

O recrutamento de um estagiário implica despender tempo de um ou vários colaboradores no seu acolhimento, acompanhamento e avaliação. Além disso, um estagiário terá apenas uma função de apoio pois está em aprendizagem. Por isso, é necessário equacionar, se as necessidades existentes se podem colmatar com o recrutamento de um estagiário, ou se será preciso contratar um profissional experiente capaz de trabalhar com autonomia.

3. Qual Será o Tipo de Estágio Mais Adequado?

  • Estágios curriculares: realizam-se durante um curso e fazem parte da avaliação do mesmo (geralmente não são remunerados);
  • Estágios profissionais: fazem-se após concluir um curso ou formação (são remunerados, sendo financiados por fundos comunitários);
  • Estágios extracurriculares: habitualmente realizam-se após a conclusão de uma formação, sendo apropriados para quem procura um primeiro emprego ou está em processo de reconversão profissional (são propostos pelas organizações, podendo ser remunerados ou não remunerados, mediante a sua duração);
  • Programas de trainees: pretendem captar jovens talentosos com ou sem experiência de trabalho, com o intuito de apostar no seu desenvolvimento, tendo em vista uma possível integração nos quadros (são remnerados, podendo ser autofinanciados pelas organizações ou financiados por fundos comunitários).

É ainda importante não esquecer que cada tipo de estágio se rege por um enquadramento legal, sendo necessário elaborar um Contrato ou Protocolo de Estágio, bem como conhecer a regulamentação ou legislação que se aplica a cada tipo de estágio. O artigo sobre Programas de Estágios, explicita quais são as características de cada tipo de estágio.

4. Quais os Benefícios que a Organização Pode Oferecer?

Independentemente da duração e tipo de estágio, de acordo com as boas práticas, um estagiário deverá receber sempre uma bolsa, subsídio de refeição e de transporte, sendo obrigatório ter um seguro de acidentes pessoais. O seguro será responsabilidade da organização de acolhimento, exceto tratando-se de um estágio curricular, nessa situação será da responsabilidade da instituição de ensino.

Caso não seja de todo possível disponibilizar uma bolsa, as organizações poderão oferecer outras regalias relacionadas com os produtos ou serviços que produzem, para recompensarem os seus estagiários pelo trabalho realizado.

5. Qual é a Informação Essencial a Colocar na Oferta?

Para evitar receber candidaturas que não correspondem ao que se pretende, vale a pena gastar algum tempo a redigir uma oferta, que seja clara e transmita todas as informações essenciais e pertinentes. No estagiar.pt poderá consultar quais são as informações essenciais, que devem ser colocadas na oferta de um estágio ou de um programa de estágios. Poderá também registar-se gratuitamente no estagiar.pt para divulgar as suas ofertas de estágios.

Objetivo Final: Assegurar um Estágio com Qualidade para Ambas as Partes

Recrutar estagiários para a sua organização, pode parecer uma solução mais económica que contratar um profissional experiente. Contudo, é preciso ter em conta que o estágiário apenas terá uma função de apoio e irá necessitar de formação e acompanhamento, o que implica alocar tempo e recursos humanos a essas tarefas. Portanto, deverá sempre analisar-se, se o recrutamento de um estagiário será a melhor opção, para evitar uma experiência negativa e contraproducente e conseguir assegurar um estágio com qualidade para ambas as partes.

UA-40534803-1