Bolsas Novos Talentos Científicos da Fundação Calouste Gulbenkian

Bolsas da Fundação Calouste GulbenkianAs Bolsas Novos Talentos Científicos da Fundação Calouste Gulbenkian apoiam anualmente a vocação, a capacidade de investigação e a inovação científica de estudantes em instituições de ensino superior portuguesas.

As bolsas irão apoiar o prosseguimento dos estudos e atividades consideradas relevantes para o desenvolvimento do talento do bolseiro.

Em 2021, serão atribuídas bolsas para a seguintes áreas: 

  • Física
    Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição nos 3º ou 4º anos de cursos de licenciatura e mestrados integrados, ou no 1º ano de cursos de mestrado, nas áreas de física e engenharia física.
  • Inteligência Artificial
    Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição nos 3º ou 4º anos de cursos de licenciatura e mestrados integrados, ou no 1º ano de cursos de mestrado, nas áreas de engenharia informática, informática, ciências da computação, matemáticas aplicadas ou cursos afins.
  • Matemática
    Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição num dos três primeiros anos de licenciatura de um curso com uma forte componente em matemática.
  • Sustentabilidade Ambiental
    Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição nos 3º ou 4º anos de cursos de licenciatura e mestrados integrados, ou no 1º ano de cursos de mestrado, nas áreas de ciências naturais, ciências sociais e engenharias.
  • Tecnologias Quânticas
    Candidaturas para estudantes com frequência e inscrição num dos 4 primeiros anos de licenciatura ou de mestrado integrado, ou no 1º ano de mestrado, em qualquer curso universitário de física, matemática, ciências ou engenharia, com forte componente em física e/ou matemática e/ou ciências da informação.

Condições de Elegibilidade:

  • Nacionalidade portuguesa ou estrangeira com residência em Portugal.
  • Frequência e inscrição para a obtenção do respetivo grau em instituições de ensino superior portuguesas.
  • Necessário consultar o regulamento para conhecer as condições de elegibilidade específicas para cada uma das áreas apoiadas.

Condições da bolsa:

A bolsa pode ser cumulável com a bolsa de ação social, sendo constituída por duas componentes:

  • Bolsa de estudo no valor total de 2 500 €.
  • Apoio adicional, até 1 500 €, atribuído mediante proposta ou validação da respetiva comissão científica e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Calendarização:
Abertura de candidaturas: 1 set 2021/00:00 Hora de Lisboa
Encerramento: 8 out 2021/23:59 Hora de Lisboa

Consultar todas as informações em https://gulbenkian.pt/bolsas-lista/novos-talentos-cientificos/.

UA-40534803-1