Candidaturas para prémio Arquivo.pt 2020 até 4 de maio

O Prémio Arquivo.pt 2020 visa promover a utilização dos sites preservados pelo Arquivo.pt, com o objetivo incentivar e reconhecer a investigações úteis para a sociedade, preservando a informação publicada na web para fins de memória, estudo e investigação.

Diariamente, são publicados milhões de páginas na Web, contudo, passado relativamente pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar disponível e perde-se irremediavelmente. O Arquivo.pt preserva a informação publicada na Web portuguesa permite que esse conhecimento possa estar acessível às gerações futuras.

O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação gerida pela FCT, que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996.

Este concurso irá premiar trabalhos originais e inovadores que demonstrem a utilidade do serviço Arquivo.pt. Os trabalhos devem ter o Arquivo.pt como fonte de informação principal, e ser aplicações práticas ou estudos completos de investigação baseados em informação preservada da web pelo Arquivo.pt.

O concurso está aberto a todos os interessados, a título individual ou em grupo, contudo a candidatura deverá ser submetida em nome de uma única pessoa responsável.

Os prémios a atribuir serão:

1º classificado: 10 000 euros
2º classificado: 3 000 euros
3º classificado: 2 000 euros

Consultar todas as informações em fct.pt.

UA-40534803-1