Direção-Geral do Ensino Superior abriu candidaturas para bolsas de estudo 2021-2022

Bolsas de Estudo para o Ensino Superior - 2021-2022A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) já abriu candidaturas para a submissão de requerimentos à atribuição de:

  • Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior;
  • Bolsas de Estudo para frequência de estudantes com incapacidade.

Podem ser atribuídas bolsas de estudo no âmbito do sistema de apoios sociais para a frequência de cursos ministrados em instituições de ensino superior os estudantes inscritos:

  • Em cursos técnicos superiores profissionais;
  • Em cursos de licenciatura;
  • Em cursos de mestrado integrado;
  • Em cursos de mestrado.

Podem ainda ser atribuídas bolsas de estudo aos licenciados ou mestres que, no período de 24 meses após a obtenção do grau, estejam a realizar um estágio profissional para o exercício de uma profissão.

O requerimento de atribuição da bolsa de estudo para um ano letivo deve ser submetido:

  • Entre 25 de junho e 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade que o faculta no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

Ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro. Pode consultar aqui informação sobre as datas limite para submissão dos requerimentos que se enquadrem nesta situação.

O requerimento pode ainda ser submetido entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional ao valor calculado nos termos do regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.

Consultar todas as informações em dges.gov.pt.

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