FCT abre candidaturas para apoiar projetos de combate à Covid-19

A pandemia provocada pelo surto do novo coronavírus e da COVID-19 levou a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), a atribuir um apoio especial, “RESEARCH 4 COVID-19”, a projetos e iniciativas de I&D que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na resposta a esta e a futuras pandemias num horizonte temporal muito curto.

Desta forma, pretende-se estimular redes colaborativas nacionais de I&D, assim como a reorientação da atividade nas unidades de I&D apoiadas pela FCT para iniciativas de I&D que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os novos apoios da FCT são, assim, sobretudo para complementar iniciativas em curso e para apoiar a reorientação de equipas existentes.

Os projetos de I&D propostos devem contribuir para melhorar a resposta dos sistemas de saúde ao impacto da COVID-19, contribuindo para uma melhor gestão dos doentes e/ou para a implementação de medidas de saúde pública, em linha com o disposto no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19) da Direção Geral da Saúde (DGS).

Os destinatários são:

  • Instituições do ensino superior e seus institutos,
  • Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação,
  • Sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos,
  • Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, poderão concorrer individualmente ou em parceria, sendo obrigatória a participação de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde.
  • Entidades empresariais podem participar desde que tenham uma parceria com instituições de investigação.

As candidaturas poderão realizar-se em dois períodos. O primeiro período iniciou a 24 de março e terminará as 17h00, hora de Lisboa, do dia 5 de abril de 2020. O segundo período de candidatura será aberto tendo em conta a evolução da situação.

Consultar todas as informações em fct.pt

UA-40534803-1