FLAD Science Award Atlantic 2021

FLAD Science AwardA FLAD vai organizar a 2ª edição do FLAD Science Award Atlantic 2021, tendo decidido alargar o âmbito científico do prémio às Ciências Sociais e Humanidades – Economia, Gestão, Sociologia e Geografia.

Esta iniciativa visa reforçar a importância de estudar o Atlântico, como sendo fundamental para compreender áreas muito diversas e multidisciplinares com impacto na sustentabilidade do planeta e na nossa qualidade vida, desde a interação entre os oceanos, a atmosfera e o espaço, às alterações climáticas, fenómenos naturais e sustentabilidade.

De acordo com Elsa Henriques, administradora da FLAD e Professora Associada do Instituto Superior Técnico,“Gerir de forma sustentável o espaço oceânico é um desafio basilar, possível apenas se fundamentado num melhor conhecimento do Atlântico, e da forma como determina e é determinado pela atividade humana. O FLAD Science Award Atlantic pretende reconhecer o potencial e o trabalho realizado pelos jovens investigadores que desenvolvem ciência em Portugal, mas também motivar e criar as condições para que possam fazer crescer as suas equipas orientadas para o conhecimento e sustentabilidade do Atlântico.”

O valor do prémio será no máximo de 300.000 euros, pelo período máximo de 3 anos, o que corresponde a 100.000/ano.

O prémio será atribuído após uma análise das candidaturas a duas fases:

A primeira fase de candidaturas abre entre 1 e 28 de fevereiro, onde se efetua uma revisão do currículo científico do candidato, juntamente com a avaliação das principais ideias apresentadas na proposta de investigação.

Perfil dos candidatos:

  • Doutorado, no máximo há 5 anos;
  • Estar associado a um centro de investigação reconhecido pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de investigação deste concurso;
  • Fazer investigação em Portugal, de forma independente, autónoma e com qualidade científica;
  • Ter uma declaração de apoio do centro de investigação a que está associado no plano de investigação;
  • Incluir uma interação de investigação com uma entidade norte-americana.

Consultar todas as informações em flad.pt/2a-edicao-flad-science-award-atlantic-1a-fase/.

UA-40534803-1