Investigadores podem candidatar-se ao Prémio IN3 até 31 de março

Através do prémio IN3+, a INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda – premeia as melhores ideias e projetos da sua rede de inovação, atualmente constituída pelas principais universidades e centros de investigação, designadamente nas áreas das tecnologias de produção e de materiais, nanotecnologia, TIC (Tencnologias da Informação e Comunicação), robótica e automação e centenas de investigadores nacionais e internacionais.

Estão disponíveis 1.000.000€ para o financiamento das ideias e projetos vencedores, sendo que poderá ser atribuído um total de 20 mil Euros para os promotores das ideias.

Ao recompensar as ideias premiadas através da concretização e incorporação na sua oferta, a INCM estabelece a ponte entre a investigação produzida em ambiente académico e o contexto industrial e empresarial.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores, nacionais e internacionais, das entidades que integram a Rede Inovação INCM. A adesão à Rede Inovação INCM pode ser proposta por todas as entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional (SCTN) que desejem trabalhar em estreita colaboração no desenvolvimento de projetos de I&D e soluções inovadoras nas diversas áreas de atuação da empresa. Através de um processo simples e célere, permite ampliar a parceria entre o meio académico e científico com a INCM.

As entidades empresarias, designadamente startups, podem também apresentar as suas ideias, desde que em regime de associação, consórcio ou outro modo formal de parceria, com outras entidades SCTN, tais como universidades, laboratórios, centros de I&D e tecnológicos.

Áreas dos Projetos:

  • Novos Elementos ou Tecnologias de Segurança:
    Suportes físicos ou lógicos que garantam a autenticação, certificação, rastreamento e validação de pessoas, atos, bens e documentos.
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
    Sistemas operativos, processamento, armazenamento e transmissão de dados e respetivo software e aplicações móveis por via da transformação digital.
  • Novos Produtos e Serviços:
    Introdução de novos conceitos, funcionalidades, tecnologia ou uma nova combinação entre novo conhecimento e tecnologia já existente, transformando o estado de arte atual da indústria e do conhecimento.
  • Otimização e Melhoria de Processos Produtivos:
    • Relacionados com pelo menos uma das seguintes áreas:
      • a) Novas tecnologias ou novos materiais;
      • b) Sistemas de produção flexíveis, reconfiguráveis, inteligentes, adaptativos, colaborativos em rede e para customização em massa;
      • c) Eficiência energética e minimização dos impactos ambientais.
  • Novos Modelos de Negócio e Comunicação Digitais:
    Relacionados com a incorporação de novas tecnologias conducentes à digitalização do negócio e criação de novos modelos e plataformas de negócio.

As ideias apresentadas serão avaliadas pelo Júri do concurso, sendo as ideias finalistas apresentadas publicamente pelos candidatos.

O envio de candidaturas terá ser efetuado até 31 de março de 2020.

Mais informações: https://premioin3mais.pt/pagina-de-candidaturas

UA-40534803-1