A Randstad acaba de lançar mais uma edição do estudo Randstad Employer Brand Research 2024. O Randstad Employer Brand Research é o maior estudo independente que analisa a percepção da população ativa em relação aos 150 maiores empregadores em 32 países diferentes, que cobrem mais de 75% da economia mundial. Em Portugal vai já na sua 9ª edição e, este ano contou com a participação de quase 5 000 profissionais em Portugal de todas as faixas etárias, com diferentes qualificações, bem como por estudantes, pessoas empregadas e desempregados. Com base nestas respostas é possível determinar a atratividade de uma empresa enquanto marca empregadora bem como quais os setores mais atrativos e critérios mais relevantes numa decisão de emprego
Este ano, a Microsoft volta a figurar neste ranking como a empresa mais atrativa para trabalhar, o que tinha já acontecido em 2023. Neste pódio, segue-se a OGMA- Indústria Aeronáutica de Portugal e a Delta Cafés, que esteve também no ano passado destacada como uma das três melhores empresas para trabalhar em Portugal.
A concluir o top 10 das empresas mais atrativas estão a Hovione, a Nestlé, a Bosch, a RTP, os Hotéis Real, a ANA- Aeroportos de Portugal e o Banco de Portugal.
Relativamente aos setores, é a área da saúde aquela que se destaca como sendo a mais atrativa para trabalhar, seguindo-se os setores do turismo, desporto e entretenimento, aviação e indústria. A análise revela que a atratividade do setor da saúde poderá ter sido impulsionado pela Hovione, que é uma empresa top 4 em Portugal e que as diferenças na atratividade entre as restantes indústrias são mínimas.
“Acreditamos que esta é uma análise muito importante, pois reflete a atratividade de uma empresa enquanto marca empregadora. Além disso, numa altura em que tanto se fala de escassez de talento, saber aquilo que é mais valorizado pelos profissionais numa decisão de emprego é determinante para conseguir construir uma estratégia de atração e retenção. Queremos felicitar todas as empresas que se destacaram este ano e que demonstram o quão importante continua a ser apostar no seu employer branding”, comenta Raul Neto, CEO da Randstad Portugal.