Oportunidades que permitem adquirir competências profissionais

Youth ClusterEnquanto jovens o caminho desde o momento em que estamos a estudar até iniciar uma carreira profissional estável está repleto de desafios.

Enquanto o percurso convencional de terminar um curso e começar logo a trabalhar  é cada vez mais raro, a aquisição de competências profissionais torna-se cada vez mais importante e ocorre em diferentes situações, por exemplo, através da participação em intercâmbios juvenis, formações, estágios, voluntariado, programas de empreendedorismo e em viagens. Todas estas experiências são essenciais no currículo e podem melhorar as hipóteses de seleção para um estágio ou emprego.

Geralmente pensamos que todos estes tipos de projetos têm vários custos associados, tornando-se oportunidades nas quais nem consideramos participar, no entanto, existem várias opções financiadas, ou seja, totalmente gratuitas e que oferecem financiamento a todos os participantes.

A plataforma de oportunidades Youth Cluster engloba estas oportunidades que se encontram disponíveis para jovens residentes em Portugal e a organização está ainda disponível para  ajudar os jovens a encontrar projetos adequado ao seu perfil, objetivos pessoais e profissionais sem qualquer custo associado.

Ainda não te convencemos? Vamos deixar alguns exemplos:

Sempre quiseste participar em campos internacionais, mas os custos deste projetos costumam ser elevados? Os intercâmbios juvenis Erasmus+ são totalmente gratuitos e todos os custos de viagem, alimentação e alojamento estão cobertos pelo programa Erasmus+.

Queres começar um negócio, mas não tens a certeza do processo que deves seguir? O programa Erasmus para Jovens Empreendedores permite colaborar durante 6 meses com um empreendedor europeu experiente que te apoiará a começar o teu negócio. O programa oferece ainda uma bolsa mensal baseada no custo de vida do país.

Sentes que precisas de alguns meses para perceber a área onde gostarias de trabalhar, desenvolver competências e contribuir positivamente para a comunidade? Existem várias oportunidades para fazer voluntariado como programa Interreg Youth Volunteers, Service Civique ou mesmo o Corpo de Solidariedade Europeu.

Queres dedicar o teu tempo livre a fazer voluntariado na tua comunidade, mas não sabes bem como encontrar oportunidades? O IPDJ tem vários programas nos quais podes participar e receber apoio financeiro. Podes ainda criar o teu próprio projeto de voluntariado e o Corpo de Solidariedade Europeu financia os custos de implementação das atividades.

Queres fazer um Gap Year, mas quando pensas nos custos, mudas logo de ideias? Podemos ajudar-te a fazer um Gap Year a custo zero através de uma combinação entre vários programas totalmente financiados.

Estes são só alguns exemplos e a Youth Cluster tem muitos outros programas dos quais podes beneficiar para melhorar as tuas competências pessoais e profissionais.

A Equipa Skill UP

UA-40534803-1