Prémio Gulbenkian para a Humanidade vai premiar contributos para enfrentar a crise climática

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade, irá distinguir pessoas, grupos de pessoas e/ou organizações de todo o mundo, que estejam a contribuir de forma inovadora, para minimizar o impacto das alterações climáticas, promover um futuro de baixo carbono e auxiliar as sociedades a implementarem um desenvolvimento sustentável.

“A humanidade enfrenta uma crise climática sem precedentes e os seus impactes abrangem componentes essenciais para o desenvolvimento sustentável, tais como a saúde pública, o acesso a água potável, o ar limpo, a segurança na oferta alimentar e o abrigo seguro. A ciência indica-nos que os impactes das alterações do clima têm avançado a um ritmo mais acelerado do que o previsto e que os efeitos nos sistemas naturais podem ser irreversíveis.

Sem uma mudança drástica, as consequências continuarão a ser devastadoras para a humanidade, em especial para aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.”

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade é atribuído anualmente e tem o valor de 1 milhão de euros.

As candidaturas podem ser apresentadas por nomeações de terceiros, não sendo permitidas auto-nomeações e podem ser submetidas até 24 de março de 2020 (12:00 meio dia – GMT).

Consultar regulamento e informações adicionais em gulbenkian.pt/fundacao/premios/premio-gulbenkian-humanidade/nominations.

UA-40534803-1