6 dicas para quem está à procura do 1º emprego

Procura de empregoQuando se está à procura do 1º emprego inevitavelmente acaba-se por ter de enfrentar a barreira da experiência o que é ao mesmo tempo um paradoxo: não se consegue emprego porque não se tem experiência e, não se tem experiência porque não se consegue emprego.

Embora este cenário seja extremamente desencorajador e possa parecer impossível de ultrapassar existem formas de dar a volta por cima, e neste artigo vamos revelar algumas dicas que podem ajudar.

6 dicas para quem está à procura do 1º emprego

1. Faça questão que as pessoas do seu círculo saibam que está à procura de emprego

Uma boa maneira de conseguir o 1º emprego é através da recomendação de um conhecido ou de um amigo de um amigo. Por isso, não tenha vergonha de dizer que está à procura de emprego e em que área, porque só assim a sua rede de conhecimentos poderá ajudar.

2. Aposte na sua educação

Faça cursos, participe de oficinas e workshops, obtenha certificados e diplomas e, se for necessário, tire uma especialização. Isso não só irá ajudar a melhorar os seus conhecimentos para o emprego que procura, mas também servirá para demonstrar a sua dedicação e comprometimento no momento em que for chamado para as entrevistas de emprego.

Além disso, é também uma oportunidade de conhecer professores e colegas, e iniciar ou expandir a sua rede de networking.

Existem algumas oportunidades para fazer formação gratuita, no entanto, se tiver necessidade de fazer uma formação especializada poderá ter que pagar do seu bolso, e caso não tenha meios pode sempre recorrer a um crédito pessoal.

3. Faça um estágio

O 1º emprego de muitas pessoas acaba por ser na empresa onde estagiaram, por isso fazer um estágio pode ser a porta de entrada. O ideal será conseguir um estágio remunerado, mas se tal não for possível, opte por um estágio não remunerado (sempre é melhor do que ficar à espera que o emprego caia do céu).

Aqui no estagiar.pt irá encontrar inúmeras ofertas de estágios e por isso está no sítio indicado para conseguir o estágio que procura.

4. Torne-se um especialista na sua área

Aprenda tudo o que há para saber sobre a indústria na qual quer trabalhar e a posição que quer ocupar. Isso não só irá prepará-lo melhor para a carreira profissional que quer seguir, mas também irá aumentar a sua rede de contatos e possivelmente proporcionar entrevistas de emprego.

Para se tornar um especialista na sua área, assista a vídeos e palestras, interaja em fóruns, leia blogs e/ou livros, participe de grupos de discussão (online e offline).

5. Mantenha o CV atualizado

Nunca se sabe quando a oportunidade pode surgir, por isso, mantenha sempre o seu CV atualizado para não correr o risco de ter de fazer as coisas à pressa e cometer erros.

6. Aposte também nas soft skills

Hoje em dia as chamadas soft skills são muito valorizadas. Exemplos de soft skills são a capacidade de comunicação, capacidade de resolução de problemas, relacionamento interpessoal, liderança, adaptabilidade, trabalho em equipa, etc.

Pense nas soft skills que são essenciais para o cargo que pretende ocupar e de seguida faça uma auto análise de modo a saber os pontos que precisam de ser melhorados.

Espero que estas dicas possam ajudá-lo a conseguir o seu 1º emprego, e acima de tudo seja paciente e esteja disposto a começar por baixo. Lembre-se que o mais importante é colocar o pé na porta, e depois o resto virá com o tempo e já depende de cada um.

UA-40534803-1