Uma candidatura para um estágio, nunca é menos importante que uma candidatura de emprego, devendo ser encarada com a mesma seriedade. Dado o volume de candidaturas que as organizações recebem, é difícil passar na triagem inicial. Por isso, é essencial fazer uma candidatura bem feita, para aumentar as probabilidades de passar à fase seguinte do processo de seleção.
Curriculum Vitae ou Currículo
Um dos modelos de Curriculum Vitae (CV) mais utilizado é o Europass. Este modelo tem toda a informação essencial e é frequentemente solicitado em Portugal e fora de Portugal. A informação colocada no CV deve ser bem sintetizada, coerente, não sendo admissíveis erros ortográficos ou falta de acentuação. Os estudantes de áreas criativas, como por exemplo: Design, Publicidade ou Arquitetura, deverão ter o cuidado de personalizar o design do seu CV e acrescentar sempre um link para o seu portefólio. Nestes casos, a criatividade com que se elabora o CV, poderá ser determinante para passar na primeira fase de triagem.
Na página Europass é possível criar um CV. Caso se pretenda um design personalizado poderá utilizar-se o Canva, que disponibiliza gratuitamente vários modelos de CV editáveis.
Cartas de Apresentação/Motivação
O CV deve ser sempre enviado com uma carta de apresentação/motivação, mesmo que não seja solicitada. Esta carta é a oportunidade para explicar as razões da candidatura e destacar as competências mais relevantes, tendo em conta os requisitos solicitados. A informação essencial é a seguinte:
- Identificação do candidato(a), incluindo os contactos;
- No assunto, deve-se identificar a função e referência da oferta (caso exista);
- No primeiro parágrafo, devem-se explicar as razões para fazer a candidatura;
- No resto da carta, deverá referir-se em que medida existe uma correspondência com os requisitos solicitados, aproveitando para dar destaque a competências, qualificações, e/ou experiência profissional ou atividades de voluntariado que possam ser relevantes;
- A escrita tem de ser clara, sem erros ortográficos ou falta de acentuação.
Para mais informações, sugere-se a consulta dos sites: Expresso e GEPE (Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego).
Entrevistas
Uma entrevista para um estágio pode ser tão exigente, como para um emprego. Embora algumas organzações não queiram criar expectativas nos candidatos, poderão ter em vista uma contratação futura, caso o estagiário tenha o desempenho esperado. Mesmo que uma futura contratação não seja de todo viável, essa entrevista será útil, para testar a capacidade de resposta e postura. Por isso, vale a pena investir tempo na sua preparação, sendo necessário:
- Saber o máximo sobre a organização: conhecer bem o site, pesquisar informações online;
- Preparar as perguntas que se quer fazer sobre a organização, função e tarefas;
- Ensaiar as respostas para as perguntas que possam ser feitas sobre: os requisitos solicitados; razões para se candidatar ao estágio; quais as expectativas; e quais os objetivos profissionais futuros.
A propósito deste tema sugere-se ainda a leitura dos artigos: