O Tribunal de Justiça da União Europeia, com sede no Luxemburgo, disponibiliza anualmente cerca de 200 estágios por ano. Podem ser efetuados quer nos gabinetes dos Membros (juízes e advogados‑gerais), com uma duração de 3 a 5 meses, quer nos serviços da instituição, com uma duração de 5 meses.
Os estágios são principalmente realizados nas Direções da Tradução Jurídica, na Direção da Investigação e Documentação, na Direção da Comunicação, na Direção do Protocolo e das Visitas, nos serviços do Consultor Jurídico para os Assuntos Administrativos, na Secretaria do Tribunal Geral e na Direção da Interpretação.
Há dois períodos de estágio:
- de 16 de setembro a 15 de fevereiro para os estágios nos gabinetes e de 1 de outubro a final de fevereiro para os estágios nos serviços (apresentação das candidaturas entre 1 de fevereiro e 15 de abril de cada ano).
- de 1 de março a 31 de julho (apresentação das candidaturas entre 1 de julho e 15 de setembro de cada ano).
Os candidatos deverão ser titulares de um diploma universitário em Direito ou Ciência Política (vertente Direito), ou, para os estágios na Direção de Interpretação, de um diploma de Intérprete de Conferência.
O montante da bolsa ascende a 1 554 por mês, sendo paga uma contribuição para as despesas de viagem no montante 150,00€ aos estagiários remunerados, cujo local de residência se situe a uma distância geográfica igual ou superior a 200 km da sede do Tribunal de Justiça da União Europeia.
Mais informações e inscrições em curia.europa.eu