A Natixis em Portugal irá promover a quinta edição da sua Academia COBOL – sigla de COmmon Business Oriented Language – destinada a profissionais com background em Ciências Exatas e/ou Tecnologia, com domínio de inglês e francês, uma vez que o programa visa formação entre pessoas de Portugal e França. A formação terá início no dia 14 de Julho de 2025 e uma duração de dois meses, no Porto.
A Academia COBOL é uma oportunidade de reskilling apresentada pela Natixis e aberta ao público em geral. As edições anteriores contaram com cerca de 40 participantes com interesse em aprender esta linguagem de programação concebida para uso empresarial, sendo que 90% dos participantes/formandos foram integrados na equipa Natixis. Para além da oportunidade de adquirir novas competências e de integrar a empresa, todos os participantes beneficiam de uma bolsa de formação.
“É fascinante ver o crescimento do número de ‘cobolistas’ nas diferentes equipas da Natixis em Portugal. O facto de ser uma oportunidade remunerada atrai pessoas de diferentes gerações a embarcar no mesmo desafio: aprender uma linguagem de programação para a qual já não existe formação no ensino superior, mas que é tão importante no universo da banca”, afirma Dulce Nascimento, Team Manager da unidade BPCE-Solutions Informatiques na Natixis em Portugal.
Para Maurício Marques, Diretor de Recursos Humanos da Natixis em Portugal, “além de oferecer uma base tecnológica sólida, esta academia abre portas a quem procura uma conversão ou transição de carreira, proporcionando as competências e a experiência indispensáveis para começar um percurso promissor na área tecnológica. Acreditamos que, ao capacitar profissionais com conhecimentos valiosos e práticos, estamos não apenas a contribuir para o seu crescimento profissional, mas também a fortalecer o ecossistema tecnológico. Estamos confiantes de que os participantes da Academia COBOL poderão transformar as suas carreiras e impactar positivamente o mercado”.
Para participar nesta Academia COBOL, os interessados necessitam de ter background em Ciências Exatas e/ou Tecnologia e um bom nível de inglês e francês (nível mínimo B2 para ambos os idiomas).
As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 23 de Maio através da Career Page da Natixis em Portugal na página dedicada.