Períodos de candidaturas para estágios no Tribunal de Contas Europeu

O Tribunal de Contas Europeu organiza todos os anos, três períodos de estágios de formação prática, em áreas relacionadas com o seu trabalho.

A duração dos estágios poderá ser de três, quatro ou cinco meses, sendo realizados no Luxemburgo.

Os estágios poderão ser remunerados ou não, em função das disponibilidades orçamentais. Quando os estágios são remunerados, o valor da bolsa mensal ronda os 1.350 euros.

Podem ser admitidos candidatos que cumpram os seguintes requisitos:

  • possuam a nacionalidade de um dos Estados-Membros da União Europeia, salvo derrogação da entidade competente para proceder a nomeações;
  • sejam detentores de um diploma reconhecido de nível universitário (estudos universitários de três anos confirmados por um diploma), ou tenham completado pelo menos quatro semestres de estudos universitários num domínio que se revista de interesse para o Tribunal;
  • pretendam efetuar uma formação prática relacionada com um dos domínios de atividade do Tribunal de Contas;
  • não tenham já efetuado um estágio, remunerado ou não, numa instituição ou organismo europeus;
  • declarem possuir excelente conhecimento de uma das línguas oficiais da União Europeia e conhecimento satisfatório de, pelo menos, outra dessas línguas.
  • Os candidatos selecionados deverão fornecer um certificado de registo criminal recente, segundo o modelo emitido para o acesso à função pública pelas autoridades do seu país, bem como um atestado médico justificando que gozam das condições de aptidão física exigidas para exercer as suas funções.

A calendarização em vigor é a seguinte:

Estágios com início em março de 2021, as candidaturas começam a 1 de outubro e terminam a 30 de novembro de 2020.
Estágios com início em maio de 2021, as candidaturas começam a 1 de dezembro de 2020 e terminam a 31 de janeiro de 2021.
Estágios com início em outubro de 2021, as candidaturas iniciam a 1 de maio de 2021 e terminam a 30 de junho de 2021.

Consultar todas as informações em eca.europa.eu

UA-40534803-1